Massagem YMA Módulo IV – Psicologia Corporal

Massagem YMA Módulo IV


Formação Massagem YMA IV:


Inscrições encerradas temporariamente
Cadastre-se para entrar na fila de espera

Saiba Mais!


Saiba mais sobre a massagem YMA

A YMA, é uma técnica de massagem indiana, oriunda da medicina tradicional Aryurvédica, associada à manobras de alongamentos inspiradas em posturas, trações e asanas do Yoga.
Sua prática remonta há 5.000 anos e seu objetivo inicial de cura medicinal era restabelecer a saúde e o equilíbrio físico, mental e emocional do paciente.
Provavelmente, muitos dos seus componentes foram desenvolvidos e utilizados para facilitar a meditação passiva sentada, ou a prática do Yoga.
A YMA é toda praticada fazendo-se uso de pós e óleos essenciais extraídos da fitoterapia, com movimentos deslizantes e toques estimulantes com as mãos e os pés, combinados com inúmeras manobras de alongamentos.
Agregamos ainda a essa técnica, noções oriundas do trabalho de Integração Funcional e Consciência pelo Movimento de Moshe Feldenkrais, onde a lei do menor estímulo e maior consciência, do movimento fácil, natural e sem esforço, da compreensão e da espera passiva para ajudar na assimilação, elaboração e integração do movimento, contribuem para uma criação de uma ferramenta de grande eficácia terapêutica e ampla atuação.
Esse Curso Intensivo de Formação Profissional, possui 4 módulos. Cada Módulo tem a duração de dois finais de semana e é dedicado a qualquer pessoa que queira começar a praticar essa técnica profissionalmente, pois a deixará apta a conceder uma sessão completa obedecendo à tradição e ao conhecimento, à disciplina e ao rigor, assim como à precisão que necessita para ativar suas habilidades.
Cada módulo do curso é essencialmente prático e é fornecido uma apostila minuciosamente preparada, com fotos ilustrativas de todas as manobras, com as descrições detalhadas do correto procedimento, do objetivo, das contra-indicações e das dicas e observações importantes.
Além de trazer também um conjunto de regras e orientações imprescindíveis para o profissional massoterapeuta. Ao final será concedido Certificado de participação e conclusão do curso, emitido pelo Espaço Vigor.

Inscrições Encerradas Temporariamente

Este curso acontece apenas uma vez por ano!
Insecreva-se e garanta já sua vaga!



Quero me Inscrever

Módulo IV - Mobilização Articular

O Curso Toque Humano IV, da Formação em Massagem YMA - Yoga Massagem Ayurvédica
foi elaborado de forma a ser completo em si mesmo, caso o aluno não queira continuar o aprofundamento na técnica através dos outros três módulos restantes.
Ele contém manobras e intervenções corporais que deixarão o terapeuta apto a conceder sessões individuais completas da técnica, tendo em vista que será aprendido todo o protocolo básico dessa massagem.
No Curso Módulo IV - Mobilização Articular, vamos dar continuidade ao aprendizado de novas intervenções e manobras, trazendo o trabalho de mobilização das articulações por meio da utilização de toalhas. O trabalho com toalha foi iniciado no Módulo II numa manobra de flexão dos joelhos, e agora será intensificado.

IMG_7658

Trabalho com Toalha

O trabalho com toalha foi iniciado no Módulo II numa manobra de flexão dos joelhos, e agora será intensificado, conforme podemos ver desmonstrado na foto
IMG_7777

A Cobra

Variação da manobra da Cobra, com a testa do cliente apoiada nas palmas das mãos (Foto abaixo à direita), intensificando o alongamento dos tríciples e abertura torácica.

IMG_7519

Manobras de abertura e mobilização escapular

Completaremos, nesse Módulo IV, o aprendizado das manobras de abertura e mobilização escapular, que têm como objetivo o aumento da capacidade respiratória, maior flexibilidade e mobilidade dos braços, além de trazer novas possibilidades e novas direções na vida.
IMG_7584

A Borboleta

A Manobra "A Borboleta", ganhará novas possibilidades, trabalhando além da abertura torácia, uma mobilização mais intensa das escápulas ( com a lateral do pé do terapeuta se colocando entre as escápulas e as costelas) e torção da coluna cervical.

IMG_7640

Manobra do Triângulo

Além dos procedimentos que vão ganhando profundidade e complexidade, vamos aprender no Módulo IV do Curso de Formação em Massagem YMA, novas manobras tão importantes no tratamento do cliente, tal como a intensa Manobra do Triângulo.
IMG_7622

Tração e Torção da Coluna Vertebral

Como também nessa Manobra que trabalha a Tração e Torção da Coluna Vertebral, destinada a trazer mais mobilidade à coluna vertebral, dando flexibilidade ao corpo, alinhamento e lubrificação às vértebras.

Alongamento das pernas

Teremos também nesse Módulo IV, manobras radicais de alongamento das pernas, com o Terapeuta sentado no sacro do cliente, conforme ilustrado nas fotos abaixo:

Um dos grandes objetivos da YMA, senão o principal, é facilitar uma maior abertura do corpo e da mente do paciente, aumentando a circulação da energia Orgone, ou Prana, ou Chi. Quanto mais energia Orgone circulando, mais vida, mais beleza, mais sensibilidade, mais energia vital disponível, consequentemente, mais alegria de viver e mais disposição para o Amor e para a Meditação.

Um componente muito importante da YMA é a sua série de manobras de alongamentos que se estende ao longo dos 4 Módulos da formação. Essas manobras são realizadas por intermédio da produção de uma força e uma contra-força e um suporte de estabilização em diversos locais do corpo.

“Os alongamentos proporcionam a normalização da - relação tensão / comprimento do músculo e o aumento da amplitude de movimento dos segmentos corporais, além de abrirem os espaços articulares. O terapeuta procura fazer com que o paciente tenha uma sensação de dilatação do corpo. Durante os alongamentos, o objetivo de trabalhar bem devagar é excepcionalmente vital. O terapeuta precisa perceber os limites de contenção do corpo do paciente e nunca forçar o alongamento além do ponto de conforto.” Richard Gold

Podemos dizer também que o fator primordial da YMA é o alongamento, com suas inúmeras manobras. O alongamento proporciona flexibilidade. Quanto mais flexível é um organismo, mais vivo será. Morte é rigidez absoluta e vida é flexibilidade. A YMA busca a vitalidade.

Quanto mais manobras o Terapeuta da YMA conhecer, maior é a possibilidade de ajudar o seu cliente, através das sessões terapêuticas.

Lembrando, obviamente, que todo esse trabalho requer muita dedicação, precisão, sensibilidade e criatividade por parte do Massoterapeuta, que precisa estar sempre trabalhando sobretudo consigo mesmo, no seu processo de autoformação, meditação, na busca do seu constante bem-estar.

Para se transmitir um bem-estar, é preciso estar bem.

Por isso, não é apenas uma questão de aprender a técnica. É uma questão de envolvimento com a técnica e com o ser humano que somos.

A Massagem YMA pode ser um precioso instrumento no resgate desse ser humano, porque ela resgata o Sentido no campo relacional, através do Toque Humano num Corpo Humano. O Ser Humano é as suas relações com o meio e com os outros seres. A YMA reaviva esse potencial relacional no Terapeuta e no seu Cliente (ou amigo, ou parceiro amoroso, ou parente, etc).

"Quando terapeuta e cliente estão em harmonia, respirando profundamente e sintonizados, atentos e relaxados no momento presente, a sessão de YMA se torna uma verdadeira dança, que possui o seu próprio compasso. Esse compasso é singular, e pertence àquele momento e àquelas pessoas. Aos poucos, ambos vão relaxando e se entregando à experiência, e a energia liberada flui em direção ao chakra do coração."
Alexandre J.Paiva

E a dança da YMA continua nesse Módulo IV, com outras inúmeras manobras de aquecimento, mobilização, tração e alongamento, se reafirmando como uma das técnicas de massagem mais eficiente e completa em si mesma:

A Parte Teórica Geral será sobre noções de anatomia, apontando para os principais músculos e articulações envolvidos nas manobras.

A Parte Teórica Específica desse Módulo IV será sobre noções básicas do complexo conhecimento sobre as nossas ARTICULAÇÕES CORPOAIS e seus MOVIMENTOS. Conhecer um pouco como funcionam as nossas "dobradiças" que nos proporcionam uma bela dança, um belo movimento nessa vida, e como cuidar para elas estarem sempre bem lubrificadas e em bom estado. Essa uma tarefa que a maravilhosa e eficiente técnica da YMA pode ajudar. Mas para tanto, é necessário CONHECER A TEORIA e SABER APLICAR ESSE CONHECIMENTO COM PRECISÃO E CONSCIÊNCIA.

Como associar o trabalho e o papel da Massagem YMA a esse conhecimento milenar da Ciência Ayurveda (A Ciência da Vida), com as posturas e alongamentos inspirados no Ayengar Yoga e no autoconhecimento, com o conhecimento da fisioterapia, fisiologia e biomecânica, junto aos inspiradores conceitos e efeitos da Fitoterapia através da utilização dos óleos essenciais, verdadeiros Aromas Celestiais.

Aula Teórica sobre MOBILIZAÇÃO ARTICULAR, que consiste nos conceitos básicos relacionados às articulações corporais, suas complexidades e funções, vulnerabilidades, sensibilidades, lubrificação, desgastes naturais ou proporcionados, e como o trabalho da Massagem YMA pode auxiliar na boa mobilização e lubrificação.

Fornecimento de uma APOSTILA de 83 páginas contendo todas as fotos das manobras, suas especificações, indicações e contraindicações, bem como os detalhes do correto procedimento.

CERTIFICADO de conclusão desse Módulo do Curso, fornecido pelo Espaço Vigor.

BONUS EXCLUSIVO!

Para quem se Inscrever até 31 de JULHO de 2018 neste Módulo I do Curso ganhará um excelente desconto e os Bônus abaixo:

Veja o depoimento de quem já fez o curso

  • "A Yoga-Massagem Ayurvédica traz uma sensibilidade maior em relação ao corpo, com as suas manobras de alongamento e respiração, que difere e muito das outras técnicas que venho trabalhando."
    Luiz Motta
  • " A YMA proporciona um equilíbrio físico e sutil da sua mente (...) Yoga é conexão; Massagem é o toque; e Ayurveda é uma medicina alternativa Indiana (A Ciência da Vida) "
    Fernanda Vieira
  • "É uma massagem muito prazerosa de dar e receber (...) Nosso Prof. Alexandre tem uma energia muito positiva (...) Indico para todo mundo fazer o curso, inclusive para ampliar o campo de trabalho"
    Juliana Florêncio
  • "Encontre um trabalho que lhe dê prazer e nunca mais terá que trabalhar "
    Alessandra Torres
Data do Curso
Dois finais de semana:Dias 11, 12 e 18, 19 de Agosto de 2018
Como chegar ao local do'curso?
Uma boa possibilidade é o Metrô. O Curso será realizado próximo à estação Gal Osório - Ipanema - Rio - RJ
Local do Curso
ESPAÇO VIGOR - PSICOLOGIA CORPORAL - Rua Visconde de Pirajá, 142 sala 806 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
Tirar Dúvidas
Ligue ou envie um Whatsapp para 21 - 99913-6097 e fale diretamente com Alexandre, o Professor que irá ministrar o curs

ASSISTA ALGUNS VÍDEOS SOBRE A YMA

Depoimentos

Veja o que estão falando sobre o curso

Assista a uma sessão

Sessão Cult Estilizada da YMA

Entrevista

Entrevista com Alexandre Paiva

Formação

Assista a um pequeno trecho da Formação

É AGORA OU NUNCA!

Increva-se agora e ganhe além de todos os Bônus mencionados acima, 20% de Desconto,
podendo efetuar o pagamento em até 12x



Quero me Inscrever